Howie Dorogh ( Howie D.)
Howard Dwaine Dorough nasceu no dia 22 de agosto de 1973 em Orlando, na Flórida, passando toda sua infância ali. É o mais novo dos cinco filhos de Hoke Dorough e Paula Flores Dorough: John, Pollyanna, Angie e Caroline (m. 1998). Sua mãe é porto-riquenha, graças a isso ele cresceu aprendendo o castelhano juntamente com o inglês, e seu pai é estadunidense de origem irlandesa.2
Howie mostrava interesse pela música e pelo showbiz desde os três anos de idade, quando costumava "brincar de cantar" para seus avós. Aos seis anos, quando já cantava em corais de igreja, Howie fez seu primeiro teste para uma produção infantil local chamada The Wizard of Oz. A partir daí Howie já estava no ramo do entretenimento e passou a fazer testes para musicais em Orlando e também produções de canais como a Nickelodeon.3 Quando cursava o ensino médio na Edgewater High School, Howie participou da organização de várias peças e produziu uma chamada Macho & Camacho.
A carreira como Backstreet Boy
No final de 1992, aos 19 anos de idade, Howie, Nick Carter (12 anos) e AJ McLean (14 anos) foram os primeiros a comparecer às audições que formariam um grupo pop só de garotos a serem empresariados por Lou Pearlman, eles se conheciam por se encontrarem com frequência nos testes da Nickelodeon, e AJ e Howie tinham o mesmo professor de canto. Mais tarde, em março de 1993, vieram Kevin Richardson (21 anos) e Brian Littrell (18 anos). Desde então Howie e os companheiros de banda já lançaram 6 álbuns e venderam cerca de 130 milhões de cópias, além de pelo menos 9 anos em turnê pelo mundo.
Howie esteve no Brasil pela primeira vez em agosto de 1998, junto com sua mãe e sua irmã Pollyanna. Apesar de estar no país aproveitando as férias, participou de vários programas como o antigo H! do apresentador Luciano Huck, e deu várias entrevistas, como a da Revista Atrevida. Sua passagem foi curta mas ajudou a promover a banda na América Latina e principalmente no Brasil.
Projetos Solos
Em 7 de maio de 2011, foi lançado em uma rádio do Japão, o primeiro single do seu CD solo: "100" e em 5 de junho do mesmo ano foi lançado o vídeo desta música.8 9 Após alguns meses de divulgação do primeiro single, Howie lançou oficialmente seu CD solo, intitulado Back to Me, em 9 de novembro de 2011 para o Japão e em 15 de novembro para o resto do mundo.
Vida pessoal
No dia 16 de agosto de 2007, Howie assumiu publicamente seu noivado com Leigh Boniello (33), sua namorada desde 2001, quando ela entrou para a equipe que assessorava os Backstreet Boys. O pedido foi feito no reveillón e segundo Howie, ele ficou mais nervoso em pedir a mão de Leigh em casamento do que em se apresentar para 40 mil pessoas.14
No dia 12 de dezembro deste mesmo ano, Howie e Leigh se casaram numa cerimônia para cerca de 200 pessoas numa igreja em Orlando. Dentre os convidados estavam todos os companheiros de grupo, inclusive Kevin, que tinha saído do grupo em 2006.15
No dia 22 de junho de 2008 às 9hs da manhã (horário local), morreu na Flórida Hoke Dorough, pai de Howie. Hoke lutava desde janeiro do mesmo ano contra um câncer de pulmão que havia se espalhado para o cérebro. Os Backstreet Boys haviam cancelado a turnê Unbreakable Tour no começo de junho para que Howie pudesse estar ao lado de seu pai e de sua família durante a doença do pai. Em nota a irmã de Howie, Pollyanna, agradeceu a todos pelo apoio que sua família recebeu.
Filantropia (Dorough Lupus Fondation )
No dia 12 de setembro de 1998, menos de um mês após sua passagem pelo Brasil, sua irmã mais velha Caroline Dorough-Cochran faleceu aos 37 anos devido a complicações da Lupus, uma doença auto-imune. Caroline deixou 2 filhos pequenos na época e sua morte abalou muito Howie, já que ele estava em turnê no dia do falecimento e não pôde estar ao lado de sua mãe. A banda cancelou 3 apresentações em respeito ao luto da família Dorough e para que Howie pudesse ir ao enterro de sua irmã. Os cancelamentos deram pouco mais de 4 dias à Howie, que logo depois teve de retomar os shows junto com a banda já que na época a banda estava no auge e a banda fazia até duas apresentações por noite.
Em memória de Caroline, ele e sua família fundaram a Dorough Lupus Foundation (DLF) em outubro de 1998. O objetivo é arrecadar fundos para pesquisas do tratamento e cura da Lupus, além da educação pública sobre a doença e o tratamento de pessoas sem condições de pagar pelo tratamento. Todos os anos Howie organiza cruzeiros e eventos para arrecadar dinheiro e conseguir doadores para essa causa. De 2001 a 2003 a fundação arrecadou cerca de US$ 400 mil para sua causa e ganhou 3 prêmios Research Grants & Gifts, dado às instituições beneficentes que mais arrecadaram fundos no ano.




